Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Serviço Social

Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 15h15

O curso de Serviço Social no ICSEZ/UFAM é fruto do projeto maior do Ministério de Educação (MEC), denominado “expandir do tamanho do Brasil”, enquanto proposta para o ensino superior para as áreas mais longínquas dos estados brasileiros.

 

A expansão da educação superior contou com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI, Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007), que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. A Universidade Federal do Amazonas engajou-se nesse programa no ano de 2007, e a partir daí ampliou vagas na capital (Manaus) e instalou novas unidades acadêmicas em municípios do interior do estado, oportunizando possibilidade do acesso ao ensino superior ampliando a cobertura territorial e contribuindo para a inclusão social na região amazônica.

 

Os novos campi, implantados no interior a partir de 2005 constituem as Unidades Acadêmicas Permanentes. Um deles foi o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) situado no polo Baixo Amazonas cuja sede é Parintins - considerado um município polo da região do Baixo Amazonas - com sete cursos nas áreas de Ciências Sociais Educação e Zootecnia, entre eles o universo de alunos que caracterizam também os discentes do bacharelado em Serviço Social, iniciado as atividades em 25 de setembro de 2007. O curso passou a funcionar no turno da tarde, nas instalações do prédio, localizado no centro da cidade de Parintins, procurando responder à demanda de profissionais da região.

 

A proposta de um Projeto Político Pedagógico de 2007 passou por atualização em 2009 fruto de uma trajetória de reflexão que foi desencadeada por um processo de avaliação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso contribuições e cujas contribuições foram decisivas, tanto para o reconhecimento do processo anteriormente vivido, como para apontar que o projeto continha lacunas temáticas e repetições de conteúdo no ementário proposto que derivaram inquietações para a construção desta nova proposta que buscou adequação da formação acadêmica que contemple as peculiaridades regionais e as novas tendências teórico-metodológicas presentes nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

50 vagas - Diurno

Coordenação do Curso de Serviço Social – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

VEJA TAMBÉM:

 

PPC do Curso versão final 2012

MATRIZ_SS_2007_INATIVO

MATRIZ_SS_2012_CORRENTE

Corpo Docente

 

Fim do conteúdo da página