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Serviço Social

Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 19h00

O curso de Serviço Social no ICSEZ/UFAM é fruto do projeto maior do Ministério de Educação (MEC), denominado “expandir do tamanho do Brasil”, enquanto proposta para o ensino superior para as áreas mais longínquas dos estados brasileiros.

 

A expansão da educação superior contou com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI, Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007), que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. A Universidade Federal do Amazonas engajou-se nesse programa no ano de 2007 e a partir daí ampliou vagas na capital (Manaus) e instalou novas unidades acadêmicas em alguns municípios, oportunizando vagas no ensino superior ampliando a cobertura territorial e contribuindo para a inclusão social na região.

 

Os novos campi, implantados no interior a partir de 2005 constituem as Unidades Acadêmicas Permanentes. Um deles foi o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) situado no polo Baixo Amazonas cuja sede é Parintins - considerado um município polo da região do Baixo Amazonas - com 07 (sete) cursos nas áreas de Ciências Sociais Educação e Zootecnia, recebendo universitários oriundos dos demais municípios, a saber: Parintins, Barreirinha, Maués, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Urucará e São Sebastião do Uatumã. Sendo esse público, o universo de alunos que caracterizam também os discentes do curso de Serviço Social.

 

Mediante essas considerações foi possível também iniciar as atividades do curso de Serviço Social, em passado recente; mais precisamente, em 25 de setembro de 2007. O curso passou a funcionar no turno da tarde, nas instalações do antigo prédio da Unidade, situada no centro da cidade de Parintins, procurando responder à demanda de profissionais da região. Assim é que, desde a sua primeira turma, com 50 alunos matriculados, até os dias de hoje, quando anualmente são recebidos 50 (50% SISU e 50% PSC) alunos na unidade, vem aumentando significativamente o número de ingressantes ao curso. Por outro lado, o percentual de formandos, mesmo considerando a agudização da situação social econômica de amplos setores de nossa sociedade, registrou a taxa média de 50% alunos que concluíram o curso nas últimas 02 (duas) turmas em Parintins.

 

A proposta de um projeto político-pedagógico para o curso de graduação em Serviço Social, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é fruto de uma trajetória de reflexão que foi desencadeada por um processo de avaliação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Serviço Social da Ufam do ICSEZ e de demandas discentes sobre a adequação da formação acadêmica que contemplasse as peculiaridades regionais e as novas tendências teórico-metodológicas presentes nas diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

 

A avaliação inicialmente realizada debruçou-se sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) construído em 2007, que já havia passado por uma revisão em 2009, cujas contribuições foram decisivas, tanto para o reconhecimento do processo anteriormente vivido, como para apontar que o projeto continha lacunas temáticas e repetições de conteúdo no ementário proposto que derivaram inquietações para a construção desta nova proposta.

 

Em um segundo momento, uma comissão constituída pelos professores do NDE encarregou-se de elaborar uma versão preliminar do currículo que foi submetida à apreciação dos demais professores e discentes. Tendo por base um texto inicial, foram realizadas reuniões com os professores do Colegiado e sua direção acadêmico-administrativa, com representantes de alunos da primeira turma formada em 2011, quando foram debatidas as demandas colocadas à profissão na atualidade e, consequentemente, à formação de seus agentes.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no PPC (Projeto Político do Curso), disponível na coordenação do curso.

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente

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