Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pedagogia

Última atualização em Segunda, 24 de Fevereiro de 2020, 06h24

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, implantado no município de Parintins, atenderá a uma demanda do baixo Amazonas de profissionais da educação para exercer funções de docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Escolar.

 

O curso de Pedagogia do ICSEZ destina-se à formação de profissionais na área da educação aptos para atuarem no exercício de funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais  do Ensino Fundamental e Gestão Educacional ,assim como outras especificidades da Educação Básica.

 

A formação oferecida abrangerá à docência, assim como a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas  educativos  por meio de investigação, reflexão crítica para garantir a educação, com vistas à inclusão  dos segmentos historicamente excluídos dos direitos sociais, culturais,econômicos e políticos.

 

O projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFAM está pautado pela legislação em vigor, a saber:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- 9394/96- em especial os artigos 61 a 64 que dispõem sobre a formação de profissionais da educação.
  • Resolução nº 1 CNE/CP, de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
  • Resolução nº 2 CNE/CP, de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
  • Resolução CNE/CP Nº 1, DE 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

 

O curso de Pedagogia constitui um curso de graduação cuja especificidade é proceder à análise crítica e contextualizada da educação e do ensino como práxis social, formando o profissional pedagogo, com formação teórica, científica, ética e técnica com vistas ao aprofundamento na teoria pedagógica, na pesquisa educacional e no exercício de atividades pedagógicas específicas. Deverá o currículo de formação do pedagogo assegurar a formação em pesquisa e o exercício de atividades educativas nas escolas e em espaços não escolares.

 

Em breve disponibilizaremos o PPC do curso para download, pois o mesmo está em fase de reformulação.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente

 

Fim do conteúdo da página