Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de Graduação > Educação Física
Início do conteúdo da página

Educação Física

Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 18h32

A Resolução do Conselho Federal de Educação (CFE) n° 03/1987 (BRASIL, 1987), direcionou a formação universitária em Educação Física em âmbito nacional entre os anos de 1987 a 2004, instituindo os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física. A citada resolução possibilitava que um mesmo curso contemplasse o Bacharelado e a Licenciatura Plena, estabelecendo a carga horária mínima de 2.880 horas/aula.

 

Tal resolução referenciou o processo de elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física, até a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, lei Federal nº 9.394/1996 [BRASIL, 1996]) e com a posterior publicação da Resolução CNE/CES n° 07/2004 (BRASIL, 2004), que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.

 

Na LDBEN (BRASIL, 1996), em seu art. 26, parágrafo 3 há o entendimento da Educação Física como componente curricular obrigatório nas escolas da rede básica de ensino no Brasil. A referida lei esclarece ainda que estas instituições devem compor seus quadros profissionais com docentes, possuidores de formação de graduação plena, obtida em curso superior de licenciatura, conforme art. 62 da referida lei (BRASIL, 1996). Neste sentido, o curso de LEF/ICSEZ/UFAM surge no contexto do Baixo Amazonas, na cidade de Parintins como resultado de uma demanda local pela formação de profissionais docentes aptos a atuarem no ensino e na área de intervenção própria da Educação Física.

 

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas, foi instituído oficialmente através das Resoluções CONSUNI/UFAM nº 022/2005 (UNIVERSIDADE, 2005) e CONSUNI/UFAM nº 025/2006 (UNIVERSIDADE, 2006), no âmbito do contexto existente na época do projeto “UFAM Multicampi”, desdobramento do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior, proposto à época pelo Ministério da Educação. O próprio teor da Resolução CONSUNI/UFAM nº 022/2005 (UNIVERSIDADE, 2005), já esclarece a intenção de abrangência das atividades do Instituto à área do Baixo Amazonas, atendendo além do município de Parintins, “Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá” (UNIVERSIDADE, 2005). Tal é a realidade presentemente observada nestes quase sete anos de funcionamento do ICSEZ/UFAM/Parintins, atendendo por meio de projetos de pesquisa e extensão estes municípios e/ou formando profissionais que ali atuam, abrangendo também a formação de profissionais em alguns municípios do estado do Pará e mesmo em outros estados brasileiros.

 

O Curso de LEF foi oficialmente criado através da Resolução CONSUNI/UFAM nº 019/2007 (UNIVERSIDADE, 2007) e veio suprir a demanda por professores de Educação Física nos municípios atendidos pela “Unidade Acadêmica Permanente de Parintins” (UNIVERSIDADE 2006).

 

Mais informações podem ser obtidas no PPC (Projeto Político do Curso), disponível na coordenação do curso.

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente

Fim do conteúdo da página