Página inicial > Cursos de Graduação ICSEZ > Comunicação Social - Jornalismo

Comunicação Social - Jornalismo

Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 00h04

A LDB, Lei nº 9.394/96 prevê no seu artigo 12, inciso I, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. O preceito legal indica que a universidade deve assumir a responsabilidade de refletir sobre a concepção, execução e avaliação do processo educativo. A construção do Projeto Pedagógico do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM em Parintins, reflete essa proposição.

O projeto é fruto de uma reflexão conjunta entre todos os envolvidos no processo educativo: coordenação, professores, técnicos e acadêmicos da instituição que, baseando-se nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), discutiram os objetivos do curso, a definição de seu papel social, as ações a serem empreendidas no processo educativo e as influências do contexto externo geográfico, político, econômico e cultural no qual o curso e a própria universidade estão inseridos.

A implantação do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo surgiu a partir das demandas levantadas em estudos sobre a oferta de condições no processo de formação de profissionais na área de Jornalismo, por meio de audiências públicas realizadas com a participação de autoridades locais, de representantes da sociedade civil organizada e de munícipes.

Dois fóruns para discussão da matriz foram realizados envolvendo a sociedade civil organizada, o corpo administrativo e o corpo discente, que integraram voluntariamente um grupo de discussão composto ainda por professores para análise e reflexões sobre a Matriz Curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor. Todas as decisões foram então, numa segunda fase, levadas ao conhecimento do Colegiado do curso.

O esforço coletivo de elaboração do projeto aconteceu durante uma série de reuniões realizadas entre os anos de 2008 e 2009, quando dois professores e um consultor externo elaboraram a primeira proposta de Matriz Curricular. Contudo, a partir do quarto período de atividades docentes (mais precisamente no primeiro semestre de 2009), novos professores foram sendo concursados e passaram a contribuir na definição da proposta de matriz que compõe Projeto Pedagógico do Curso.

Assim, com base na Resolução nº 060/2007, a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas resolve: “CRIAR o Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com 50 (cinquenta) vagas, turno noturno, vinculado à Unidade Permanente de Parintins”. Com a aprovação no vestibular 2007, os primeiros acadêmicos do curso ingressaram na universidade, com o objetivo de obter sólida formação teórico-prática na área de Comunicação com habilitação em Jornalismo, com base nos pressupostos pedagógicos desenvolvidos pela instituição formadora, frente à realidade e contexto local e regional.

50 vagas - Noturno

Prof. Dr. Marcelo Rodrigo - coord / Profa. Dra. Soriany Neves - vice